Usamos cookies para melhorar a experiência online. Ao usar o nosso site concorda com estes cookies e a nossa política de privacidade. Ler mais

Inovação

Fator distintivo
Apostamos na inovação como fator diferenciador no mercado contribuindo com soluções diferenciadoras para o sucesso dos nossos projetos.

A Bizdirect aposta na inovação, como fator diferenciador no mercado. A inovação agrega valor aos produtos e serviços, amplia a relação com novos mercados, abre portas para novas parcerias e novos conhecimentos e ainda melhora o posicionamento da Bizdirect no mercado.

Conheça o nosso projeto
Sistema de Análise Semântica de Conteúdos em Redes Sociais que desenvolvemos neste âmbito

Descrição do projeto

O projeto SASC-RS tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema, suportado em Microsoft Dynamics CRM, capaz de efetuar a análise de sentimento sobre uma dada entidade ou evento, a partir de dados recolhidos em redes sociais, com a capacidade de efetuar a correspondência entre diferentes perfis e contas de cliente. O SASC-RS será desenvolvido com a preocupação de resolver este problema em contextos muito pragmáticos, potenciando a sua aceitação por empresas e organizações que verão nele uma mais-valia e uma aplicabilidade concreta do ponto de vista da utilização. Com esta premissa, o sistema será desenhado e criado sobre uma plataforma de gestão de relacionamento com clientes (CRM).

Esta solução visa as empresas dotarem-se de um sistema como um repositório estruturado de recolha, armazenamento e processamento de informação voltado para os seus clientes ou utilizadores do serviço.

Este projeto visa criar uma solução que vai de encontro à tendência crescente e imperativa de adoção de uma estratégia clara pelas empresas de compromisso com o seu cliente nas redes sociais. As empresas cada vez mais sabem que têm de pensar de forma mais global e estar preparadas para fornecer informações através de múltiplos canais e modelos distintos. Quando um cliente tem uma boa experiência com uma empresa, isso contribui para a sua retenção e fidelização e, consequentemente, para a melhoria da imagem institucional e dos resultados do negócio. É neste sentido que a Bizdirect vê o seu papel contributivo no apoio aos seus clientes atuais e futuros clientes através de uma solução inovadora tecnologicamente que visa dar resposta a esta tendência de mercado.

 

Programa de financiamento

O presente projeto foi aprovado no âmbito do SI ID&T – projeto individual, nos termos do AAC nº 07/SI/2012

 

Co-Financiamento

O projeto é co-financiado pelo FEDER através do Programa Operacional Temático Factores de Competitividade, com um incentivo reembolsável de 193.766,82€ correspondente ao um investimento elegível de 341.874,39€.

 

Execução

O projeto tem uma duração de 16 meses, com data de início em Março de 2014 e conclusão prevista para Junho 2015.

 

Conclusões do Projeto

O projeto SASC-RS visou o desenvolvimento de um sistema capaz de efetuar a análise de sentimento sobre uma dada entidade ou evento, a partir de dados recolhidos em redes sociais, com a mais valia de utilizar uma solução de CRM (Customer Relationship Management) como repositório base de toda a informação agregada de clientes, potenciais clientes, fãs ou seguidores de uma marca, por exemplo.

A investigação que foi realizada e os desenvolvimentos técnicos que daí resultaram permitiram implementar um sistema de classificação automático de polaridade de comentários recolhidos de redes sociais. Esta informação é agregada e disponibilizada na plataforma de CRM, permitindo obter uma visão integrada da reação de um universo de entidades sobre um determinado evento ou marca, por exemplo. Resultaram também deste trabalho também a introdução de funcionalidades adicionais como contagem de menções a entidades tais como nomes de pessoas, marcas ou empresas; para cada entidade identificada, definir a polaridade de sentimento no documento; recolha de verbos e adjetivos, na forma normalizada, com indicação da frequência.

O desenvolvimento dos mecanismos de comunicação do SASC-RS com a API das redes sociais culminou na criação de duas aplicações que efetuam a integração entre o SASC-RS e as APIs do Facebook e do Twitter respetivamente.

Fez também parte do projeto a análise necessária à implementação de mecanismos de identity management e de unsubscribe definidos desde início como uma das áreas chave do projeto em termos de preocupação com segurança e privacidade dos dados.

Do ponto de vista de comunicação o projeto e os respetivos resultados foram e estão a ser promovidos pela área de Business Development da Bizdirect em eventos e junto da sua base instalada de clientes. Foi também escrito um artigo científico, posteriormente aceite pela Society for Science and Education - United Kingdom para publicação no prestigiado jornal Transactions on Machine Learning and Artificial Intelligence.

arrow_upward